Burnt Paths Marvão | Exposição de Arte Contemporânea
Inauguração dia 3 de Julho de 2022 / 17h00
Artistas:
– Andrea Gogova
– Daniela Brill Estrada
– Lena Ortega
– Robertina Šebjanič
– Kira O’Reilly
– Sally Santiago
Com o passar do tempo, se olharmos para trás, podemos imaginar que o caminho que percorremos vai desaparecendo e consequentemente torna-se impossível percorrê-lo novamente, devido à direção do tempo. O tempo é uma constante e tem apenas uma direção na vida. Podemos também pensar no tempo como uma sequência de “entretantos”, situados pelos nossos sentidos que nos informam sobre o onde e o quando a qualquer altura. Não importa quantas vezes tentamos reverter a direção do tempo, não conseguimos voltar atrás. Ou será que podemos?
Burnt Paths Marvão é uma exposição que traz a Marvão trabalhos de artistas muito diferentes, em fases muito distintas da sua prática. No entanto, têm todos ligações muito fortes à noção de tempo, a um caminho, a um momento que não se pode voltar a repetir. Nalguns casos esse momento forma-se e é expresso através de um processo de transformação, uma impressão de um instante físico que se transforma numa oxidação química ou peças compostas por imagens produzidas num jogo explícito entre a intenção encontrada nas condições iniciais e a aleatoriedade, não podendo voltar a repetir-se.
Os trabalhos aqui presentes exploram a corporalidade de determinados momentos, não os deixando passar despercebidos – crescem a partir do som, expandido-se para além da audição; chamam a atenção para construções microscópicas que se dissolvem; traem o resultado deixado pelo artista, desenvolvendo-se através das condições delineadas; exploram ,grão a grão, a materialidade e a densidade dos materiais. E todas estas especificações, que os caracterizam, poderiam ser completamente diferentes, se tivessem ficado presas nos “ e se”.
Convidamo-vos a olhar para a exposição Burnt Paths e ver o que existe entre as coisas, num processo que irreversivelmente segue em frente.