Sounds & Science

“Sons e Ciência” –  Música e Aprendizagem

Salão Nobre da Câmara de Castelo de Vide

Segunda-feira, 5 de Julho de 2022, 19h00

 

Cientistas:

Prof. Wolfgang Mastnak

Dr. Manfred Hecking

Dr. Ana Zão

Músicos:

Silke Avenhaus, piano

Ana Zão, piano

Christoph Poppen, violino

Manfred Hecking, contrabaixo

 

Sobre Sons e Ciência:

A ideia de combinar música e medicina na “Sounds & Science” – série de concertos científicos – começou em 2008, no Encontro Anual da Sociedade Austríaca de Alergologia e Imunologia em Viena, quando o violinista austríaco Rainer Honeck tocou Chaconne em Ré menor de Bach, antes da palestra principal do orador Prémio Nobel, Peter Doherty.

A experiência foi notável, um momento verdadeiramente especial.
O projecto “Sons e Ciência” foi então impulsionado e teve na sua génese vários conceitos: As Histórias Médicas de Compositores, de Anton Neumayr; a ideia de John Brockman de uma “Terceira Cultura” (em termos muito latos: combinar humanidades e ciências); e ainda a ideia de que a ciência merece um “tapete vermelho” para se dar a conhecer diante de uma audiência. A música abre a mente e permite uma melhor compreensão dos conceitos da vida e, portanto, da ciência em geral.

Num “concerto científico” típico, começamos com uma peça de música de câmara, continuamos com a biografia patológica do compositor, e regressamos novamente à música para depois escutarmos o nosso orador principal, cuja palestra deve ser compreensível para um amplo público, não necessariamente formado em ciências.
O evento completa-se, finalmente, com um momento de clímax musical.

 

Sobre a colaboração entre Sounds and Science e a Academia de Marvão:

Os concertos “Sons e Ciência” destacam-se pela vontade em representar a extraordinária obra dos melhores músicos de todos os tempos, abordando em simultâneo aspectos da medicina como “Música e Cancro” (Debussy, Brahms, Schumann), “Música e Coração” (Bruckner, Mahler, Wagner) e “Música e Diabetes” (Bach, Ysaÿe, Puccini).

Por favor visite o site soundsandscience.com se estiver interessado em detalhes.

No ano 2021, e em colaboração com a Academia de Marvão, começámos a concentrar-nos nos aspectos científicos da própria música, tentando especificamente abordar o fascinante tema da percepção musical. Para aqueles que assistiram aos nossos concertos, em Castelo de Vide e Portalegre (14 e 16 de Junho de 2021), devem lembrar-se que cobrimos uma vasta gama de música de diferentes compositores: Beethoven, Bellini, Brahms, Fauré, Messiaen, Fazil Say, Schumann, Schubert, e até “Queen”. Uma tão vasta gama de expressão musical conduz inevitavelmente às questões: Porque é que a música tonal é tão importante para nós humanos? Porquê e como pode a música fazer-nos reagir emocionalmente? Como podemos aplicar a música para beneficiar a vida humana?

Temos desafiado o público com uma vasta gama de conversas, cobrindo “o poder da música: cognição e evolução”, bem como o cérebro humano. E embora não tenhamos sido capazes de responder a estas perguntas – e ninguém será capaz de as responder plenamente – nós da Sounds and Science estamos gratos à equipa da Academia Marvão por ter iniciado este processo de reflexão.

 

Sobre o nosso próximo concerto:

Este concerto sobre Aprendizagem centrar-se-á apenas em dois compositores, que viveram em épocas completamente diferentes e em países diferentes: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Maurice Ravel (1875-1937).
As vidas destes compositores bem como as suas circunstâncias corporais – infecções bacterianas recorrentes no caso de Mozart, e uma doença cerebral sem resolução no caso de Ravel – eram também muito diferentes umas das outras. No entanto, as obras compostas por ambos resultam incrivelmente bem em conjunto.
Cientificamente, pretendemos cobrir os seguintes aspectos relacionados com a música e a aprendizagem (fazendo sempre ligação à música tocada):
– experiência estética e apreciação da beleza na educação musical sendo a música uma construção do nosso cérebro e mente;
– os desafios da aprendizagem de um instrumento musical;
– funções promotoras da saúde da música e relações música-saúde-educação;
– experiência pessoal da aprendizagem da música.
Musicalmente, para além de apresentarmos música de câmara de Mozart e Ravel, centrar-nos-emos no Ave Verum Corpus KV 618, uma peça de música sagrada (um motet) que Mozart compôs no Verão de 1791. Esta peça será repetidamente ensinada ao público e por último apresentada em conjunto.
Programa

Christoph Poppen, Manfred Hecking, Silke Avenhaus
W.A. Mozart, Piano Trio B Flat Major, KV 502, 1º Movimento – Allegro

Manfred Hecking, Wolfgang Mastnak, Ana Zão
Sobre Música & Aprendizagem

Christoph Poppen, Silke Avenhaus
W.A. Mozart, de Violin Sonata e-minor KV 304, 1º Movimento – Allegro

Wolfgang Mastnak
Aprender e experimentar música: Perspectivas Estéticas e Neurocientíficas (visão educacional da música)

Christoph Poppen, Silke Avenhaus
M. Ravel, de Violin sonata: 2º Movimento – Blues

Manfred Hecking, Wolfgang Mastnak, Ana Zão
Mozart e Ravel

Silke Avenhaus, Ana Zão
M. Ravel, de Ma Mère l’Oye, 3rd Movement Laideronnette, Impératrice des Pagodes

Ana Zão
Aprender e experimentar música: Perspectivas Estéticas e Neurocientíficas (visão médica)

Christoph Poppen, Manfred Hecking, Silke Avenhaus, Ana Zão, Wolfgang Mastnak & Audience
W. A. Mozart, Ave verum corpus KV 618 e Piano Trio C-Major KV 548, 3º Movimento Allegro.

CO-PRODUÇÃO